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Assassin’s Creed Shadow: Um Novo Capítulo da Franquia

Mas será que a espera realmente valeu a pena?

18.03.2025 23H28

18.03.2025 23H28

Após anos de pedidos dos fãs, finalmente temos um Assassin’s Creed ambientado no Japão e com uma dupla de protagonistas inéditos.

Com este novo jogo, a Ubisoft fez uma aposta audaciosa e se dedicou para entregá-lo da melhor forma possível. Embora mantenha a essência dos títulos anteriores, Shadow se destaca pelas melhorias significativas que oferece.

Combate

Assassin's Creed Shadow: Um Novo Capítulo da Franquia

Uma das áreas que Assassin’s Creed Shadow apresenta uma evolução clara é o combate, que agora se mostra mais preciso e organizado. A ação segue um ritmo mais definido, ao invés de ser uma sequência simples de ataques e defesas conforme o inimigo se move.

Os adversários agora bloqueiam com mais frequência do que nos títulos anteriores, o que obriga o jogador a adotar novas táticas, como esperar por uma brecha ou realizar ataques mais potentes para romper a defesa do inimigo.

“Em Assassin’s Creed Shadows, a esquiva e o parry são elementos centrais, permitindo contra-ataques eficazes quando realizados no momento exato. O jogo exige uma constante alternância entre posturas ofensivas e defensivas, dependendo da situação.

Outro grande destaque do sistema de combate é a presença de dois protagonistas. Embora não seja uma novidade para a franquia, a dinâmica entre eles se diferencia consideravelmente das tentativas anteriores.”

Personagens

Assassin's Creed Shadow: Um Novo Capítulo da Franquia

Naoe

Naoe é uma personagem ágil e altamente adaptável, equipada com um vasto arsenal focado em furtividade. Entre suas ferramentas estão kunais lançáveis que eliminam inimigos com um único golpe na cabeça e uma habilidade única de visão de águia, permitindo que ela veja através das paredes.

Sua variedade de armas é igualmente impressionante. Além da katana, sua principal escolha para combate corpo a corpo, Naoe possui um Tanto, ideal para assassinatos duplos, e o Kusarigama, que permite ataques em área capazes de atingir múltiplos inimigos.

Embora seja eficiente em duelos 1×1, enfrentar grupos de inimigos pode ser arriscado para Naoe, especialmente contra inimigos mais poderosos, que podem derrotá-la rapidamente. No entanto, é na furtividade que ela realmente se destaca.

A mecânica de furtividade foi significativamente aprimorada. A possibilidade de se deitar e rastejar pela grama ou passar por aberturas nas construções oferece novas maneiras de abordar os desafios. Além disso, o gancho de Naoe é uma adição valiosa, permitindo que ela suba rapidamente em prédios ou se balance em telhados, trazendo uma nova dimensão vertical para as sequências furtivas, tornando-a a melhor de toda a franquia nesse aspecto.

Assassin's Creed Shadow: Um Novo Capítulo da Franquia

Yasuke

Yasuke é o contraponto de Naoe, agindo como um verdadeiro tanque no campo de batalha. Ele se destaca por seus ataques devastadores e uma resistência muito maior. Embora sua habilidade com furtividade seja limitada, ele consegue pegar inimigos desprevenidos, mas suas finalizações são mais lentas e chamativas, atraindo a atenção de outros inimigos nas proximidades.

No entanto, Yasuke compensa essa falta de discrição com sua força bruta no combate. Ele pode facilmente invadir uma fortaleza inimiga pela entrada principal e derrotar todos os inimigos com facilidade. Suas habilidades são mais agressivas e impactantes do que as de Naoe, como seu poderoso chute, que pode lançar inimigos a metros de distância.

Além disso, Yasuke possui uma mecânica exclusiva de defesa, sendo capaz de bloquear quase todos os ataques, sem depender exclusivamente do parry. Essa habilidade, combinada com a capacidade de se curar enquanto ataca e elimina inimigos, faz dele um personagem com um fator de sobrevivência muito superior.

Para quem prefere combates corpo a corpo, Yasuke é uma excelente escolha. Ele é capaz de causar grandes danos e é extremamente satisfatório ver o estrago que ele pode fazer, com habilidades que ultrapassam as de Naoe em termos de destruição e força.

Equilíbrio

Assassin's Creed Shadow: Um Novo Capítulo da Franquia

Naoe e Yasuke se complementam perfeitamente no combate, oferecendo habilidades únicas e atendendo a diferentes estilos de jogo que os fãs da franquia costumam apreciar.

A Ubisoft garantiu que em Assassin’s Creed Shadow a escolha entre os dois personagens não criasse uma sensação de desvantagem, com ambos sendo bem equilibrados em suas respectivas funções. Yasuke é imbatível em combates corpo a corpo, enquanto Naoe se destaca pela eficácia de sua furtividade, conseguindo alcançar resultados semelhantes, mas de maneira mais sutil.

No entanto, na exploração, senti que Yasuke fica um pouco atrás de Naoe. Como uma shinobi, Naoe é muito mais ágil e versátil, especialmente ao escalar paredes, algo que era de se esperar.

Enquanto Yasuke pode destruir portas trancadas com facilidade, Naoe pode contornar isso utilizando seu gancho para escalar e acessar áreas mais altas. Porém, o oposto nem sempre é tão simples.

Alguns coletáveis em locais elevados se tornam um desafio para Yasuke, e até encontrei um ponto de sincronização, que desbloqueia pontos no mapa, onde ele simplesmente não conseguia subir, sendo necessário o gancho de Naoe para alcançar a área.

Durante a exploração, o jogo em alguns momentos exige que você alterne entre Naoe e Yasuke, mas essas situações são mais pontuais e relacionadas a aspectos exclusivos de cada personagem, como minijogos ou áreas que demandam habilidades específicas, e não afetam a exploração básica.

Porém, a troca de personagens é feita de maneira muito prática. Com apenas um botão no menu, você pode assumir o controle do outro personagem no exato local onde o anterior estava, tornando a transição tranquila e sem maiores dificuldades.

Avanços significativos na parte técnica

Assassin's Creed Shadow: Um Novo Capítulo da Franquia

O jogo sofreu uma grande melhoria visual, com os modelos dos personagens ganhando mais detalhes e realismo. Um ponto que merece destaque são os cabelos, que apresentam uma evolução considerável em relação a Valhalla.

A escolha do Japão como cenário foi uma decisão acertada, com paisagens deslumbrantes que incluem desde árvores com tons vibrantes até construções típicas da região, criando um mapa altamente cativante para explorar.

Assassin's Creed Shadow: Um Novo Capítulo da Franquia

A destruição do ambiente também foi aprimorada. Agora, é possível ver a destruição de objetos como portas e estantes com os ataques de Naoe, ou até mesmo muros desmoronando quando Yasuke corre contra eles, o que adiciona um nível de dinamismo ao mundo.

A iluminação, uma área em que a Ubisoft se dedicou bastante, recebeu um toque especial com a implementação de Ray Tracing. A técnica confere uma atmosfera única ao jogo, especialmente durante a noite, quando as tochas criam efeitos de luz impressionantes. Esse aspecto também tem impacto direto no gameplay, já que as sombras afetam a visibilidade do jogador.

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As cenas cinematográficas também passaram por um grande aprimoramento. Momentos importantes da história são agora acompanhados de sequências visuais de tirar o fôlego, com um nível de sofisticação bem maior.

Embora os modelos dos personagens tenham melhorado consideravelmente, algumas cutscenes secundárias ainda apresentam animações com expressões faciais um pouco rígidas, seja nos movimentos do rosto ou na forma como as mãos se movem.

Exploração

Assassin's Creed Shadow: Um Novo Capítulo da Franquia

Os jogadores que experimentaram os lançamentos mais recentes da série provavelmente sabem o que esperar em termos de conteúdo. O mapa apresenta desde pequenas bases com materiais de criação até grandes fortalezas cheias de itens raros, incluindo equipamentos lendários.

Apesar de haver a opção de ativar um modo que guia o jogador, o jogo não entrega o objetivo das missões de forma direta. Em vez disso, oferece pistas como “ele está ao sul de tal lugar” ou “geralmente é encontrado em uma taverna”.

Assassin's Creed Shadow: Um Novo Capítulo da Franquia

Pensando em facilitar a exploração, a Ubisoft introduziu o sistema de Batedores. A partir de um ponto no mapa, é possível enviar batedores para buscar a localização exata da missão. Isso dá ao jogador mais liberdade, sem perder o rumo. A cada estação, é possível usar um número limitado de batedores, mas ao ajudar NPCs no mundo, você pode ganhar mais. Esse sistema funciona muito bem, complementando a falta de marcação direta das missões.

Estações

Assassin's Creed Shadow: Um Novo Capítulo da Franquia

As estações, por sua vez, foram um acerto da Ubisoft. Cada uma delas traz um visual único para o mapa, mantendo o ambiente sempre interessante. Com as mudanças de estação ocorrendo a cada 2 horas, os jogadores sentem que o mundo está sempre em transformação.

Em termos de atividades, o jogo segue a fórmula tradicional. Há colecionáveis espalhados pelo mapa e minigames exclusivos para Naoe e Yasuke, que ajudam a melhorar a árvore de habilidades dos personagens. Isso exige uma boa dose de exploração para alcançar o potencial máximo dos heróis.

Assassin's Creed Shadow: Um Novo Capítulo da Franquia

Uma das atividades que mais me agradou foram as tumbas. Embora já estivessem presentes nos jogos anteriores, em Shadows, elas foram mais bem projetadas, exigindo o uso das habilidades únicas de cada personagem. Naoe, com seu gancho, e Yasuke, com sua força para carregar objetos pesados, são essenciais para resolver os quebra-cabeças das tumbas.

O gancho de Naoe, em particular, é uma adição bem interessante. Em vez de ser uma ferramenta automática, ele depende da física. Isso significa que é preciso calcular o momento exato para usá-lo, pois, se você balançar muito cedo ou perder o impulso no final do movimento, a distância alcançada será muito menor.

História

Assassin's Creed Shadow: Um Novo Capítulo da Franquia

Dois protagonistas com histórias marcantes

Contar uma história que envolva dois protagonistas pode ser um desafio, especialmente ao equilibrar o tempo de destaque para ambos, sem que um se sobreponha ao outro.

Naoe e Yasuke são personagens de grande carisma, e a trama se concentra fortemente na jornada de Naoe, uma shinobi que enfrenta dilemas pessoais enquanto busca vingança.

Naoe é uma personagem com motivações bem definidas e um arco complexo. Seu desenvolvimento ao longo do jogo é envolvente, e, entre os protagonistas recentes da franquia, posso dizer que Naoe é a que tem o melhor crescimento de personagem, especialmente entre os jogos mais focados no gênero RPG.

Já Yasuke, no início, pode parecer estar mais distante da trama principal, mas logo conquista seu espaço. Samurai de grande honra e gentileza, Yasuke se torna cativante não apenas pela sua personalidade, mas também pelo que ele representa.

É fascinante acompanhar a trajetória de um estrangeiro em um Japão desconhecido, como ele atrai a atenção dos outros e como os habitantes da região reagem à sua presença. A dinâmica de Yasuke tentando se encontrar e ganhar seu espaço em uma cultura estranha é um dos aspectos mais interessantes da narrativa. À medida que se desvenda seu passado, o personagem se torna ainda mais intrigante e profundo.

A sua própria base para gerenciar e personalizar

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O sistema de construção de bases, que já apareceu em Valhalla, foi significativamente expandido neste novo jogo. Agora, você tem a liberdade de personalizar completamente sua base, decidindo a posição de cada edifício, onde plantar árvores e até mesmo o tipo de piso que será utilizado.

Embora essa mecânica seja opcional para a maior parte do tempo, o jogo oferece vantagens para quem escolher se aprofundar nela. Cada novo edifício construído pode proporcionar benefícios durante os combates, e você ainda pode melhorar as estruturas para potencializar esses bônus, incentivando os jogadores a explorar esse aspecto.

Porém, a base não se limita a ser apenas um espaço para aprimorar suas armas ou criar novos itens. Os personagens que você recruta para sua causa também passam a habitar a base e, à medida que avança, você poderá ouvir suas novas histórias e interações. Às vezes, até poderá ver Naoe ou Yasuke interagindo com eles, o que dá um toque mais pessoal à experiência.

Isso faz com que a base se torne um espaço dinâmico, onde os personagens realmente se sentem integrados à missão, criando uma conexão mais forte com o mundo ao seu redor.

Inteligência artificial ainda precisa de ajustes

Assassin's Creed Shadow: Um Novo Capítulo da Franquia

A inteligência artificial é um ponto que alguns jogos da Ubisoft têm enfrentado desafios nos últimos anos, e Assassin’s Creed Shadows não é exceção. Embora a IA não seja completamente problemática, ela ainda apresenta comportamentos estranhos em várias situações.

Em níveis de dificuldade mais altos, os NPCs têm uma capacidade aprimorada de detectar o jogador, especialmente quando ele está em locais altos, como telhados. Em dificuldades menores, esse fator é atenuado, mas, mesmo assim, os inimigos nem sempre sabem como reagir de maneira eficaz. Por exemplo, se você for visto por um inimigo enquanto está em cima de uma casa e correr para outro telhado, eles frequentemente ficam desorientados, não subindo para te procurar e rapidamente esquecendo de sua presença, retornando à sua patrulha normal.

Alguns detalhes que podem ser melhorados em Assassin’s Creed Shadows

Assassin's Creed Shadow: Um Novo Capítulo da Franquia

Embora não sejam problemas sérios, existem alguns pequenos contratempos que se tornam perceptíveis durante a jogatina. Ao desmontar equipamentos obsoletos, o jogo faz com que o processo seja feito peça por peça, com um pequeno delay entre cada destruição, tornando o processo bem mais lento do que deveria.

Além disso, as cutscenes do jogo rodam a 30fps, o que fica bastante evidente quando o jogo é executado a uma taxa de quadros maior, resultando em uma falta de fluidez nas cenas.

Embora não seja tão frequente quanto em jogos anteriores, Shadows ainda apresenta alguns bugs ocasionais. Problemas como o personagem se recusando a sacar a arma durante o combate ou ficando preso no cenário são raros, mas acontecem de vez em quando.

Assassin's Creed Shadow: Um Novo Capítulo da Franquia

Assassin’s Creed Shadows: Um RPG mais refinado da série

Assassin’s Creed Shadows é uma versão aprimorada da fórmula RPG da franquia. Ele pega os elementos que já foram introduzidos anteriormente e os refina, sem tentar reinventar a roda, mas sim aprimorando o que já funcionava bem.

Vale a pena dar uma chance a Assassin’s Creed Shadows, pois as melhorias podem acabar conquistando você.

Pontos positivos

  • Combate considerado um dos melhores em jogos RPG
  • Dupla de protagonistas carismáticos e cativantes
  • Naoe e Yasuke se destacam de maneiras únicas nas batalhas
  • A interação entre os protagonistas é envolvente e divertida
  • Modelos e visuais de personagens significativamente aprimorados
  • A recriação do Japão feudal está impressionante

Pontos negativos

  • A inteligência artificial pode apresentar comportamentos estranhos ocasionalmente
  • Expressões faciais podem parecer artificiais em cenas secundárias
  • A necessidade de alternar entre protagonistas durante a exploração pode ser um incômodo
  • Alguns bugs pequenos ainda estão presentes no jogo

Sou um grande fã de jogos de RTS e filmes dos gêneros Comédia e Ficção-Científica. Gosto de assistir vídeos no YouTube com temas como: História, Mitologia e Ciência.

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