O Submarino HMS Trooper N91, desapareceu misteriosamente após uma missão secreta em outubro de 1943, na qual deveria desembarcar três agentes da resistência grega em Kalamos, uma ilha na costa oeste da Grécia. Hoje sabemos o que realmente aconteceu.
Depois de encontrar uma escultura de ouro de 2.400 anos , uma equipe de caçadores de naufrágios parece ter localizado os destroços de um submarino britânico, resolvendo um mistério de 81 anos.
O submarino recebeu ordens de patrulhar o Mar Egeu, onde mais tarde se soube que as forças alemãs haviam colocado diversas minas navais. Não tendo recebido mais notícias, ele foi dado como desaparecido e todos os 64 tripulantes foram considerados mortos.
Thoctarides, fundador e proprietário da empresa grega de recuperação de submarinos Planet Blue, explicou que até 14 expedições anteriores não conseguiram localizar os destroços do HMS Trooper porque estavam olhando muito para o leste, onde foi relatado que o submarino esteve pela última vez. 14 de outubro de 1943.
Depois de analisar meticulosamente os relatórios de guerra, os investigadores estabeleceram que o HMS Trooper pode de facto ter afundado no início de Outubro de 1943 . Com isso, foi possível localizar os destroços por meio do sonar de bordo, que cria um mapa detalhado do fundo do mar a partir da reflexão de pulsos sonoros. Posteriormente, foi explorado com um veículo operado remotamente (ROV) denominado ” Super Achilles “.
Como você pode ver no link a seguir, o Trooper está agora no fundo do mar, a uma profundidade de aproximadamente 253 metros. Provavelmente, uma terrível explosão quebrou o submarino em três grandes partes: a proa, a parte central e a popa. A causa? Como é fácil imaginar, quase certamente pode ser atribuído a uma mina naval alemã, que atingiu o navio enquanto ele navegava na superfície.
Além disso, depois de ver como os Vikings comunicavam com os Americanos, neste ponto o relato do avistamento do HMS Trooper em 14 de Outubro de 1943 também estava completamente errado. São precisamente essas descobertas que nos permitem reconstruir momentos dramáticos da nossa história.