03.04.2021 11H13
Já precisou instalar diversos recursos em seu computador só para conseguir executar uma determinada aplicação? E quando você vai instalar as dependências de um projeto Laravel via composer e no console acusa a falta de alguns módulos do PHP? Com Laravel Sail isso não será um problema!
Com o Laravel Sail você pode evitar isso ao ter um ambiente preparado com docker, e poderá executar sua aplicação em poucos minutos.
Mas você pode estar se perguntando, docker? laravel? Como vou montar um ambiente para esse tipo de aplicação? Bom, você não precisa montar um Dockerfile ou um docker-compose pra isso, o Laravel Sail cuidará de tudo!
O que é Docker?
Ainda irei abordar com mais detalhes sobre o docker e como preparar ambientes utilizando essa maravilhosa tecnologia, mas em um breve resumo posso dizer que o docker é quase “semelhante” a uma máquina virtual.
Nele eu posso ter todo um ambiente isolado no que chamamos de container, e ter instalado diversos softwares que não irão se misturar com o sistema operacional.
A ideia aqui é criar uma espécie de “imagem” da sua aplicação com tudo o que ela precisa, como por exemplo uma versão específica do PHP e seus módulos, um SGBD e qualquer outro elemento que seja necessário, e então executar sua aplicação com essa imagem dentro de um container que pode expor portas específicas e permitir que você acesse-a já completamente funcional.
O que é Laravel Sail
Mas quais pacotes eu preciso compor dentro da imagem ou então de quais imagens prontas eu vou precisar? Bom, o Laravel Sail pode criar tudo isso pra você em instantes.
Durante a instalação lhe será questionado sobre quais módulos você quer e no final será gerado um arquivo docker-compose, bastando apenas você iniciar sua aplicação.
Mas não trata-se apenas de um gerador de docker-compose, mas sim uma interface de comando inteligente, de onde você pode executar comandos dentro do container da aplicação como “migrate”, “make:controller”, etc…
Como instalar e usar?
Você pode seguir os passos com mais detalhes na documentação sobre o Laravel Sail, mas vou deixar um resumo aqui. Tudo o que precisa é executas os seguintes comandos:
- composer require laravel/sail –dev
- php artisan sail:install
- ./vendor/bin/sail up (equivalente a “docker-compose up”)
Feito! Sua aplicação já estará em execução no docker, e caso você precise executar qualquer comando dentro do container não vai precisar acessar o shell dele através do docker exec, pra isso basta usar por exemplo “./vendor/bin/sail artisan migrate” ou qualquer outro comando do Laravel.
OBS: Seguindo a documentação você irá encontrar a possibilidade de instalar um “alias” para o comando “./vendor/bin/sail up”, e portanto, poderá usar apenas “sail” (ex: “sail artisan migrate”)
E essa foi a dica de hoje, se gostou compartilhe com seus amigos desenvolvedores, espero que possam ajudar muito vocês, assim como tem me ajudado.